23 de abril de 2009

Processo nele!

Eae galera, beleza pura?
O integrante da banda The Eagles, Don Henley, abriu um processo contra o político republicado Charles Devore pelo uso indevido de suas músicas. Henley alega que o candidato ao senado fez campanha usando as faixas "The Boys of Summer" e "All She Wants To Do Is Dance", inclusive com adaptações na letras para atacar sua concorrente política."Os infratores decidiram continuar explorando esses e outros trabalhos, por isso vamos processá-los e com isso atrapalhar suas ambições e agenda", declarou um assessor do músico sobre o processo aberto.
Para quem não sabe, Don Henley é o principal compositor da banda, inclusive compôs o maior sucesso do grupo "Hotel California", onde faz o vocal da canção.
Agora, falando desse negócio de processo por violação de direitos autorais, não que esteja na moda, mas ultimamente tem causado conflitos intensos entre os envolvidos.
Um caso recente é o do hit "Viva la vida", gravada pelo grupo Coldplay. Joe Satriani jura de pé junto que não passa de um plágio que a banda americana fez de uma música sua. Veja a publicação do Reuters abaixo:

"O guitarrista Joe Satriani abriu processo contra a banda Coldplay, acusando os britânicos indicados ao Grammy de plagiar uma de suas músicas.O processo, apresentado na quinta-feira a um tribunal federal de Los Angeles, alega que a música "Viva La Vida" tem "trechos originais substanciais" de "If I Could Fly", canção instrumental lançada por ele em 2004." - Reuters, 05-12-2008.

Concordo com essa lei dos direitos autorais, afinal todo autor tem direito de deixar ou não que reproduzam sua obra-prima. Inclusive, se o Don Henley não gostou da forma como suas músicas foram utilizadas, tem mais é que processar mesmo, pois como disse acima é um direito que lhe cabe. Mas esse caso do "Viva la vida" já é mais difícil de avaliar porque não sabemos se houve ou não a intenção de plágio. Isso é igual a pôr nome em banda, há tantos diferentes pelo mundo que, se você pôr um nome em código, é capaz de mesmo assim haver um igual ao seu. E também pode ter sido um tipo de homenagem por parte do Coldplay inserindo trechos de outra canção e a transformando em outra (o que não deixa de ser considerado PLÁGIO).

É... situação complicada ou no mínimo embaraçosa essa que Chris Martin & Cia. se meteram.

Valeu, até a próxima.

Nenhum comentário: