14 de março de 2010

Festival Internacional do Documentário Musical

Eae galera, beleza pura?

Está muito enganado quem pensa que festivais de documentários são apenas sobre política e causas sociais, pois atualmente há uma grande preocupação em preservar também, com a ajuda de um belo acervo cinematográfico, a história da música contemporânea mundial.

E é por isso e para isso que acontece, na cidade de São Paulo - SP, dos dias 18 à 28 de março, o In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical.

Este ano, o evento trará filmes que vão do rap ao jazz, passando até por música clássica, com 46 títulos nacionais e 20 internacionais, entre longas, médias e curtas.

Entre os destaques internacionais estão 
Anvil: The Story of Anvil, doc sobre a banda canadense de metal e SlingShot Hip Hop, que aborda a trajetória do hip hop palestino a partir da década de 1990. Still Bill é outro filme em cartaz no evento, trazendo a historia de Bill Withers, soulman setentista responsável por canções como "Ain't No Sunshine". "Trip To Asia" traz a Orquestra Filarmônica de Berlim em viagem ao Oriente.

Já os filmes nacionais são representadas por produções como a que aborda a história dos Mamonas Assassinas, Dzi Croquettes, sobre o grupo que confrontou a ditadura, Beyond Ipanema, que trata o impacto da música brasileira no mundo, América Brasil, sobre a turnê de Seu Jorge, entre outros.

MIS, Cine Olido, CineSESC, HSBC Belas Artes, Matilha Cultural, Auditório Ibirapuera e Instituto Cervantes hospedam o evento em São Paulo. Do dia 2 a 8 de abril, Festival será realizado no Rio de Janeiro, no Espaço Museu da República. Os preços dos ingressos variam de R$1 a R$12 (com direito a meia entrada), com mais de 20% das sessões inteiramente gratuitas. 

Veja abaixo um trecho do documentário sobre a carreira dos Mamonas Assassinas.

Valeu, até a próxima.

Nenhum comentário: